Suplementos nutricionais: Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto

Assunto típico dentro das academias, os suplementos nutricionais podem ser encontrados nas formas de shake, gel, cápsulas, pastilhas efervescentes dentre outras.

Quem deseja emagrecer, aumentar a vitalidade ou ganhar massa muscular, geralmente, recorre aos suplementos para atingir o objetivo estabelecido. No entanto, somente um nutricionista ou médico especializado podem indicar a opção ideal.

Tire todas as suas dúvidas sobre suplementos nutricionais neste post. Confira!

O que são os suplementos nutricionais?

Os suplementos são substâncias que nos auxiliam a atingir nossas necessidades nutricionais diárias. Ou seja, ele é adicionado à alimentação regular para suprir nutrientes específicos que a dieta  não consegue prover na quantidade ideal.

Muitas vezes, o organismo não consegue consumir as quantidades suficientes de alimentos com nutrientes para a obtenção dos níveis adequados de proteínas, carboidratos,  vitaminas e sais minerais, por isso, os suplementos alimentares são recomendados. A grande maioria deles conta com vitaminas, aminoácidos, gorduras”do bem” e minerais. 

Quais são os principais tipos?

Como cada organismo necessita de um tipo de substância, existem diversos tipos de suplementos nutricionais. Conheça os principais:

Suplementos termogênicos

Ricos em substâncias que aceleram o metabolismo, eles contribuem para a perda de peso, de gordura corporal e, além disso, fornecem energia. São feitos, geralmente, à base de cafeína, guaraná, inositol, entre outros.

Suplementos polivitamínicos e minerais

São opções de vitaminas e minerais que agem no organismo em diversas funções, dentre elas como antioxidantes e auxiliares da função imunológica. 

Suplementos proteicos

Esse tipo de suplementação é rico em proteínas que podem ser encontradas de diversas formas: isoladas, hidrolisadas e concentradas. É utilizado para ganho e recuperação de massa muscular.

Suplementos hipercalóricos

Com alto teor de calorias, esses suplementos são compostos por proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e carboidratos. De modo geral, equivalem a uma refeição completa.

Para quem eles são indicados?

Essa é uma pergunta bastante frequente e, como citamos acima, os suplementos são indicados para suprir algum tipo de necessidade específica do organismo. Por isso, são recomendados para pessoas com carência nutricional e também para praticantes de atividades físicas que precisam ter um melhor desempenho ou, até mesmo, repor perdas nutricionais que ocorrem durantes os exercícios.

É importante frisar que o ritmo de vida atual também leva à perda de muitos nutrientes. Entre os desencadeadores disso estão o estresse e o consumo excessivo de alimentos industrializados.

Dessa forma, os suplementos nutricionais tornam-se essenciais no dia a dia, sempre com a prescrição de um médico ou nutricionista.

Por que é importante consultar um nutricionista?

Os suplementos nutricionais parecem inofensivos, no entanto, podem ter consequências graves e desagradáveis quando ingeridos sem nenhuma orientação profissional.

Na hora de determinar qual e quanto uma pessoa consumirá de suplementação, é fundamental saber se ela está carente de algum nutriente, qual tipo de atividade pratica e a intensidade dos exercícios realizados.

Caso contrário, a pessoa pode ter sobrecarga nos rins e fígado e acumular gordura, além de acne, gases, alergias e, em caso de consumo em excesso, até mesmo dificuldade de digestão.

Por isso, é muito importante passar por uma avaliação física e de saúde para que um nutricionista indique os suplementos adequados.

E você? Já consumiu ou consome algum tipo de suplemento nutricional? Deixe a resposta nos comentários!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"