Saiba qual a importância das gorduras boas para o seu corpo

Ao contrário do que muita gente pensa, nem toda gordura faz mal para nosso corpo. Algumas são extremamente importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, ajudando-o a manter-se equilibrado e livre de doenças. Por isso é necessário sabermos a importância das gorduras boas.

Essas gorduras que nos fazem bem são encontradas, por exemplo, em produtos vegetais e alguns tipos de peixe. Já as ruins estão presentes em alimentos como frituras, carnes gordas e itens industrializados.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura e saiba como as gorduras boas são importantes para o corpo.

Elas protegem o coração

Dentre os benefícios de se consumir esse alimento, um dos principais é o fato de que esse tipo de gordura diminui o LDL — colesterol ruim — e ajuda a manter elevado o HDL — colesterol bom —, prevenindo, assim, doenças cardiovasculares. 

Essas gorduras impedem o acúmulo das placas nas artérias coronárias, ajudando a remover o colesterol e levá-lo de volta para o fígado. Assim impede que se mantenham na circulação, o que poderia ocasionar trombose, infarto ou acidente vascular cerebral.

Proporcionam mais energia ao corpo

As gorduras são de grande importância para desenvolvimento de energia, essenciais para realização das atividades do dia a dia.

Sabendo que quando há deficit de nutrientes por um longo tempo o organismo começa a queimar a massa muscular. Assim, o consumo de gordura colabora para quem quer, com uma pequena refeição, garantir quantidade necessária de energia. 

Colaboram com a produção de hormônios

Como a gordura leva o colesterol do sangue para as glândulas que produzem o hormônio, participando, assim, da formação deles. Atuando, por exemplo, na fabricação da testosterona nos homens e na produção de estrogênio e progesterona nas mulheres.

Ajudam no funcionamento intestinal 

Uma quantidade desequilibrada de gordura no organismo pode atrapalhar a digestão. Quando baixa demais torna-a dificultosa, já muito alta pode causar diarreia, pois a gordura acaba impedindo a absorção dos nutrientes e da água.

Dessa forma, a gordura atua na digestão empurrando o alimento pelo intestino, deixando-o mais gorduroso e facilitando a lubrificação das paredes intestinais.

Possuem nutriente essenciais

Assim como os carboidratos e proteínas, as gorduras exercem papel fundamental para o bom funcionamento do organismo. Além disso, algumas vitaminas importantes para o corpo para serem absorvidas necessitam da ajuda de gordura, que é o caso das vitaminas A, D, E e K.

Veja alguns dos alimentos ricos em gorduras boas que você poderá incluir nas suas refeições e garantir todos os benefícios para sua saúde:

  • abacate;
  • óleo de coco
  • oleaginosas;
  • azeite de oliva;
  • salmão;
  • semente de linhaça;
  • ovos;
  • chocolate amargo.

Esse tipo de gordura oferece muitos benefícios ao corpo, devendo ser incluída na dieta em quantidade adequada para suprir as necessidades do organismo. Sendo importante ressaltar que em caso de dúvidas um nutricionista poderá orientar de maneira correta como acrescentá-la na alimentação.

Gostou do post sobre a importância das gorduras boas para o corpo? Aproveite e nos siga no Facebook, assim você poderá ficar por dentro de todas as novidades.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"