Saiba como preparar seu corpo para as festas de fim de ano

Junto com o fim de ano chegam o Natal, o Réveillon, as confraternizações no trabalho e tantas festividades para celebrar mais um ciclo. Com tanta comemoração recheada de comidas e bebidas, como preparar o corpo para as festas de fim de ano?

Por um lado, queremos relaxar e aproveitar ao máximo os bons momentos que essa época proporciona. Por outro, é comum se preocupar com os exageros e as consequências das festas em nossa dieta.

Pensando nisso, listamos algumas dicas que você já pode começar a colocar em prática. Sem restrições severas e sem abandonar bons hábitos, você vai se preparar de maneira saudável para as festividades de final de ano. Acompanhe!

Faça atividades físicas

Se você ainda não reservou um tempo na agenda para se dedicar aos exercícios físicos, este é o momento. As festas de fim de ano podem ser a motivação para emagrecer e esculpir o corpo. Ou se já pratica, aproveite para intensificar os treinos nessa época para evitar os quilos a mais.

Além de dar mais vitalidade e disposição, a atividade física diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono, evitando hábitos alimentares compulsivos. Além disso, um treino mais intenso antes das festas vai acelerar seu metabolismo e queimar calorias por mais tempo.

Assim, além de poder comer sem culpa, você contribui para a saúde do corpo e evita entrar no ano novo com um ganho de peso.

Mantenha uma alimentação saudável

Não é necessário se impor a dietas rigorosas ou que não se aplicam ao seu estilo de vida. Além de causar riscos à saúde, como problemas gastrointestinais e fraqueza, as restrições alimentares levam a um aumento das reservas de gordura no organismo.

Além disso, ficar muitas horas sem comer, com o intuito de aproveitar na comemoração, é um grande erro. Isso pode surtir efeito contrário, pois, ao chegar à festa, você acaba exagerando na comida. Por isso, o melhor é chegar satisfeito para festejar moderadamente.

A dica é comer a cada três horas e dar preferência a alimentos saudáveis e mais leves, como frutas, legumes, vegetais, proteína magra e muito líquido. Evite ainda gordura e doces em excesso. Outra medida é apostar em uma dieta rica em fibras, como os alimentos integrais, que ajudam a manter a saciedade.

Beba bastante água

É natural o organismo confundir a sede com a fome, levando-nos a comer quando apenas precisamos tomar água. Assim, além de manter a hidratação, beber bastante água ao longo do dia ajuda no controle da fome.

Com isso, você mantém o bom funcionamento de todas as funções do corpo, proporciona sensação de saciedade e evita exageros ao comer. Por isso, invista na água e outros líquidos como sucos de frutas e chás sem açúcar.

Não apenas durante as festas, tome bastante líquido também no dia seguinte, principalmente se abusar nas comemorações. Muita água e chás termogênicos e diuréticos — como chá de canela e chá-verde, por exemplo — vão ajudar na recuperação.

Controle os excessos durante as festas

Os eventos sociais de fim de ano não precisam ser motivo para desregular um estilo de vida saudável. É possível conciliar as duas coisas, sem abrir mão dos prazeres do banquete ou do seu bem-estar.

Para aproveitar as festas sem exagero, alimente-se adequadamente. Comece com as proteínas, que contribuem para dar saciedade. E consuma bastante vegetais, que têm poucas calorias e ajudam você a se sentir satisfeito. Assim, aquela vontade irresistível dos alimentos gordurosos e das sobremesas mais doces vai diminuir.

Mas não deixe de aproveitar para comer o que deseja; apenas tente consumir em pequenas porções. Em vez de cortar por completo e ficar na vontade, desfrute da ocasião moderadamente.

Com essas dicas, você sentirá os benefícios para o seu corpo e não vai se arrepender no dia seguinte. O importante é aproveitar o momento com a família e os amigos sem sentir culpa.

Por fim, lembre-se de que os drinques e outras bebidas têm alto grau de calorias. Por isso, para preparar o corpo para as festas de fim de ano, não deixe de ler também sobre os impactos da bebida alcoólica na dieta. Aproveite com moderação e tenha boas festas!

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