Saiba como montar uma dieta para reduzir o colesterol

O nível alto do colesterol LDL, o dito ruim, é o maior responsável pelo surgimento de doenças cardiovasculares. Se esse é o seu caso, saiba que é possível reduzir o colesterol por meio de hábitos de vida saudáveis.

Lembrando que o controle desses níveis não exige sacrifícios que não possam ser feitos. Basta fazer uma dieta rica em gorduras insaturadas —  junto a isso é importante manter a prática de exercícios regulares, de preferência que sejam diários.

Mas vamos saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Entenda o que é o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo e também produzida por ele. Trata-se de um componente muito importante para construir e manter as membranas celulares, como no transporte intracelular e na condução nervosa. Existe, no entanto, outra forma de adquirir colesterol, que é por intermédio da alimentação.

Apesar dessa gordura ser essencial para a saúde, seu excesso no sangue — avaliado por exames laboratoriais — é um dos fatores responsáveis pelo surgimento de doenças cardiovasculares. 

Tipos de colesterol

Existem dois tipos de colesterol: o HDL (Lipoproteína de Alta Densidade) — o bom colesterol — e o LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade) — o colesterol ruim. No entanto, os dois são importantes e devem se manter dentro dos níveis considerados normais.

Mas vale lembrar que o LDL (o ruim) quando alto, provoca o acúmulo de gordura nas paredes arteriais. Já o HDL (o bom) é capaz de absorver os cristais de colesterol, depositados nas artérias e transportá-los para o fígado, onde serão eliminados.

Conheça os alimentos que aumentam o colesterol ruim

Os alimentos que aumentam o colesterol ruim devem ser evitados, principalmente, por pessoas com propensão a doenças cardiovasculares, uma vez que são ricos em gorduras saturadas.

Vale ressaltar que para reduzir o colesterol é recomendado buscar o apoio e o acompanhamento de um nutricionista. O profissional prescreverá uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.

Confira alguns dos alimentos que devem ser evitados:

  • salame, salsicha, salaminho, presunto, bacon e banha de porco;
  • gema de ovo, carne de boi, carne de porco e carne de fígado;
  • peixe-frito, peixe cação, batata frita, carnes à milanesa;
  • chocolate, bebidas achocolatadas, biscoitos;
  • leite integral, leite condensado, creme de leite, queijos amarelos.

Saiba quais são os alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Alguns alimentos, além de não conterem colesterol em sua composição, contribuem para reduzir as taxas. Confira:

  • aveia – oferece muitas fibras solúveis e insolúveis, o que beneficia a saúde do coração e das artérias. Reduz, também, a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doença coronariana;
  • linhaça – favorece a saúde do coração, intestino e ajuda na perda de peso;
  • azeite extravirgem – utilizá-lo mais em saladas, não deve ser usado em temperatura muito alta, como em frituras;
  • iogurte – derivados do leite devem ser usados sempre desnatados;
  • tomate – alimento rico em licopeno, um antioxidante que reduz os riscos de doença cardíaca. É também anti-inflamatório e previne doenças degenerativas;
  • suco de uva – pode ser consumido até 180 ml por dia. Evite os de caixinha e opte pelos integrais;
  • soja – a proteína da soja favorece a redução do colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL.

Entenda a importância da atividade física na redução do colesterol

A prática de atividade física regular, em especial a aeróbica, contribui para a redução das taxas de LDL(mau colesterol) e o aumento das taxas de HDL (bom colesterol). Exercícios como corrida, musculação, esteira, spinning, entre outros, ajudam no emagrecimento, além de serem excelentes para o coração.

No entanto, antes de se submeter a qualquer treinamento, é muito importante passar por uma avaliação médica para saber se você está apto a praticar atividades físicas de alta intensidade.

Como você pôde perceber é muito importante manter uma alimentação equilibrada e contar com a ajuda dos exercícios físicos para reduzir o colesterol. Mas não se esqueça de consultar um nutricionista, pois somente esse profissional pode prescrever a melhor dieta para cada caso específico.

Agora que você já sabe quais são hábitos de vida que você deve adquirir para reduzir o colesterol, entre em contato com a gente para ter melhores orientações sobre a sua dieta!


Parse error: syntax error, unexpected end of file in /home/blogmarcelareisc/public_html/wp-content/themes/blogoma/inc/post-formats/template-parts/related-post.php on line 68