Sabemos que a alimentação é determinante em nosso bem-estar, mas o que muitas pessoas não sabem é que investindo em um cardápio equilibrado é possível melhorar os níveis energéticos e garantir uma maior performance não só nos treinos, mas também em suas atividades diárias.
Ficou curioso? Conheça agora a relação entre alimentação e energia e desfrute dos benefícios em seu dia a dia.
Energia para mente e corpo
A fadiga pode dificultar não só a saúde física como mental, pois pode interferir negativamente sobre o sistema imunológico, tornando mais suscetíveis doenças cardíacas, crônicas, e até mesmo depressão.
O Ferro é um mineral muito importante na saúde das mulheres, pois pode auxiliar para que elas se sintam mais energizadas. A deficiência de Ferro atinge até 10% das mulheres com idades de 20 a 49 anos, e isso pode prejudicar não só suas saúdes físicas, com também mentais.
Vale lembrar que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C contribui para a melhor absorção desse mineral.
Alguns dos principais alimentos ricos em Ferro são:
- leguminosas como feijão e lentilha
- carnes vermelhas
- folhas verdes escuras
- semente de gergelim
Horário das refeições
O recomendado para garantia de energia diária é a realização de refeições a cada 3 horas. É importantíssimo não pular refeições, pois essa é a melhor estratégia para não sentir cansaço e ter energia contínua.
Os nutricionistas recomendam que o café da manhã seja completo, a fim de garantir um bom rendimento para todo o seu dia, ou seja, combine porções saudáveis de carboidratos, proteínas e demais nutrientes importantes para o equilíbrio do organismo.
Para não pular refeições o recomendado é sempre levar consigo frutas ou barras naturais. Essas alternativas são interessantes para garantir energia, antioxidantes e muitos nutrientes importantes, até mesmo em pequenos lanches, evitando a possibilidade de armadilhas, deslizes e escolhas por opções não tão saudáveis assim, como industrializados ou refinados.
Atenção para a comida
É fundamental que seja reservado um determinado horário para cada refeição. O ideal é que sua atenção seja voltada completamente para a comida, pois dessa forma a digestão poderá ser melhor associada.
Não é recomendado comer em frente à televisão ou quaisquer outras distrações, pois podem interferir na mastigação, já que a digestão começa por tal.
Suplementação
As atividades físicas e as dietas são associadas para a conquista da boa forma, mas é natural remeter as mudanças físicas à suplementação, porém, devemos admitir que os benefícios não garantidos a partir desses produtos, e sim da alimentação. Os suplementos são utilizados apenas para suprir os nutrientes que não são obtidos de forma natural.
A busca por disposição e melhor performance nos treinos e compromissos de rotina muitas pode ser associado à suplementação de produtos com cafeína e demais substancias estimulantes. Porém, é muito importante que eles sejam avaliados por profissionais de nutrição e adequados para suas necessidades pessoais.
Não são produtos milagrosos, já que podem induzir a problemas com sono e ansiedade.
Higienização e conservação
Após a escolha dos alimentos, a principal preocupação deve ser escolher os melhores locais para armazenamento. O ideal é que eles sejam agrupados de acordo com as temperaturas, e recipientes adequados.
Os alimentos frescos devem ser higienizados e armazenados de forma adequada, para que o perfil nutricional seja conservado até o momento de degustação.
Invista em locais limpos e frescos para dispor o que julga importante para impulsionar os resultados que deseja obter com a relação entre alimentação e energia.
Energia fracionada
De acordo com as informações acima, podemos notar que a energia diária deve ser obtida de forma fracionada, com porções a cada refeição e com pequenos hábitos que devem ser adotados de forma natural à sua rotina.
Com a adoção de pequenas atitudes, pode-se notar os resultados da relação entre alimentação e energia, sendo benefícios utilizados a favor de sua saúde e nutrição.
Gostou de saber um pouco mais sobre alimentação e energia? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de muitos outros conteúdos.