Quando procurar um nutricionista? Saiba o momento certo

O nutricionista é o profissional que tem conhecimento a respeito dos alimentos, suas consequências para o corpo, a finalidade de cada nutriente e as necessidade nutricionais de cada pessoa.

Muitas vezes, no entanto, só são lembrados quando alguém precisa emagrecer. E, por mais que o nutricionista seja mesmo o profissional indicado para prescrever planos alimentares que visam o emagrecimento, eles são importantes para diversas outras questões que envolvem a saúde do nosso organismo em geral.

E então, quando procurar um nutricionista? No post de hoje, vamos te mostrar 5 motivos diferentes do emagrecimento para marcar uma consulta com o profissional da nutrição. Confira!

Ganhar massa magra

Pessoas que praticam exercícios de força e desejam um corpo mais forte e com maior volume muscular são altamente indicadas ao nutricionista. Isso porque é por meio da alimentação que o corpo consegue os nutrientes necessários para o crescimento muscular.

Nesse processo de ganho de massa, quantidades, macronutrientes, suplementação de qualidade e, até mesmo, o melhor horário para cada refeição são fatores que fazem toda a diferença. Ganhar massa é um processo que pode ser difícil e, quando feito sem orientação, pode trazer o ganho de gordura.

Ter auxílio no tratamento de doenças crônicas

As doenças crônicas não transmissíveis, como diabete e hipertensão, estão altamente relacionadas a fatores que envolvem a composição corporal e os hábitos alimentares.

O tratamento dessas doenças tem como parte essencial o controle dos hábitos alimentares com a utilização de alimentos ricos em nutrientes e que sejam capazes de fornecer ao corpo tudo que ele precisa para manter o bom funcionamento.

Além disso, doenças como diabetes exigem estratégias alimentares bem definidas e com pequenas restrições, uma vez que o corpo do paciente diabético se comporta de forma diferente diante no que se diz respeito à produção de insulina, por exemplo.

O profissional responsável por elaborar dietas que tratem todas as diferenças nutricionais exigidas para cada doença é o nutricionista.

Melhorar a sua disposição

Talvez você esteja satisfeito com a sua imagem no espelho e nunca tenha pensado em adotar dietas para emagrecer ou ganhar massa… Mas sinta-se sempre cansado, com sono desregulado etc.

Esses sintomas podem estar associados a um corpo com carência de nutrientes, sobrecarga de açúcares e gorduras ruins e outros fatores alimentares. Por isso, uma alimentação adequada é uma das maneiras de se obter mais disposição e energia para realizar as tarefas do dia a dia.

Além disso, quando bem nutridos, a regulação hormonal do corpo acontece de maneira mais eficiente, melhorando a qualidade do nosso sono.

Melhorar a pele, unhas e cabelos

A qualidade da nossa pele, unhas e cabelos tem relação com a saúde do nosso organismo. Características como brilho dos cabelos, unhas fortes e peles macias são, na verdade, demonstrativos de um corpo hidratado e saudável.

Por isso, se você deseja melhorar a sua aparência, comece pela alimentação de qualidade.

Manter a saúde em dia

Muitas vezes pensamos saber quais os melhores alimentos para nosso corpo e que o senso comum é suficiente para uma nutrição de qualidade, não é mesmo? “Comer frutas, verduras, alimentos integrais e com baixo teor de gordura” faz parte dos mitos da alimentação saudável.

A verdade é que a nutrição é uma ciência complexa e cada corpo é único e reage melhor a determinados tipos de alimento. Verduras e frutas são mesmo saudáveis e importantes na obtenção de um organismo que funcione bem, mas é importante que as quantidades sejam adequadas, variadas para a obtenção de diferentes nutrientes etc.

Gorduras, por exemplo, são essenciais para o nosso corpo. Alimentos como abacate, azeite e castanhas, quando bem administrados, trazem inúmeros benefícios a nossa saúde. Os integrais são indicados em muitos casos, mas será que aqueles altamente industrializados são boas opções?

Percebeu como existem diversas variáveis quando o assunto é alimentação? Por isso, mesmo que o seu objetivo seja somente a manutenção da saúde, o nutricionista é indicado. Ele será capaz de indicar o melhor plano alimentar para a sua saúde e o seu corpo, que é diferente dos demais.

Agora que você já sabe quando procurar um nutricionista, entre em contato com a nossa clinica e comece a desfrutar dos benefícios de um corpo mais saudável agora mesmo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"