Quando é necessário o uso de suplemento alimentar? Entenda aqui!

Os suplementos alimentares ganham cada vez mais destaque no que se refere à melhoria do desempenho, seja da atividade física ou da dieta. Seu uso, se bem aplicado, pode trazer inúmeros benefícios, como: emagrecimento, ganho de massa muscular, mais energia e disposição. Entretanto, como tudo na vida, também tem seus contras: o uso incorreto da suplementação pode fazer efeito contrário ao desejado e trazer danos à saúde.

Com tantas variedades de suplementos disponíveis no mercado, as pessoas ficam cada vez mais perdidas. Buscar informações e, sobretudo, um profissional da área para auxiliar nessa questão é muito importante.

Quer saber mais sobre o uso de suplemento alimentar? Continue a leitura e saiba agora mesmo!

O que são suplementos alimentares e quando são necessários?

Os suplementos alimentares são vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outros nutrientes, que complementam a dieta. São indicados quando somente a ingestão de alimentos não consegue atingir as necessidades nutricionais do indivíduo.

A recomendação pode ser feita para atletas, iniciantes ou não, idosos, crianças, homens e mulheres. Ou seja, qualquer pessoa pode precisar de suplementos, mas apenas o nutricionista ou o médico, são capazes de prescrever corretamente.

Como saber qual suplemento tomar?

Esse ponto dependerá do objetivo a ser alcançado. Um atleta que gasta muita energia precisa de um suplemento hipercalórico. Existem mulheres que necessitam de multivitamínicos para aumentar a disposição. Praticantes de musculação conseguem ter melhora nos resultados se suplementarem proteínas. Esses são alguns exemplos de como os suplementos podem ser indicados.

Para saber qual é o suplemento mais adequado, é necessário o acompanhamento nutricional. O nutricionista vai analisar a dieta, os exames clínicos e, de acordo com o objetivo, fará a melhor recomendação.

Quais são os tipos de suplementos alimentares?

Existe uma infinidade de suplementos. A seguir, vamos falar sobre os tipos:

Proteicos

São compostos por aminoácidos essenciais ao organismo que ajudam na formação dos músculos. O Whey Protein e a Creatina são alguns exemplos.

Termogênicos

Têm compostos que atuam no aumento do metabolismo, auxiliando na perda de peso e da gordura corporal.

Antioxidantes

São ricos em nutrientes antioxidantes que ajudam na limpeza do organismo e na eliminação de radicais livres — que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e por doenças como o câncer. Os praticantes de atividades físicas ou quem tem uma vida muito agitada, liberam mais radicais livres.

Polivitamínicos e minerais

São suplementos de vitaminas e minerais, ideais para quem precisa complementar esses nutrientes no dia a dia.

Hipercalóricos

Para pessoas com necessidade calórica acima do que consegue ingerir com dieta alimentar. Geralmente, quem precisa desse tipo de suplemento são atletas de alto desempenho ou até mesmo pessoas doentes que não conseguem comer alimentos suficientes.

Quais são os riscos do uso de suplemento alimentar incorreto?

O uso indiscriminado de suplementos traz riscos à saúde. Isso acontece porque cada organismo tem uma necessidade diferente e deve ser respeitada. Alguns suplementos ainda podem reagir mal com medicamentos, trazendo graves consequências. Outros, não devem ser tomados por pessoas que tenham determinadas doenças. Além disso, pode haver efeito oposto ao objetivo, caso o suplemento utilizado não seja o mais indicado.

Lembre-se: o uso de suplemento alimentar é capaz de trazer inúmeros benefícios. Mas sozinho — ou usado de forma errada — pode não ter o efeito desejado e ainda pôr em risco a saúde. Para que isso não ocorra, é essencial ter o acompanhamento nutricional. O nutricionista prescreverá (se necessário) o suplemento ideal para as atividades do dia a dia e, assim, aumentar o desempenho, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.

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