Quando devo me consultar com um nutricionista?

Quer cuidar melhor da sua saúde e não sabe se deve ou não consultar um nutricionista? Muita gente acha que entende o suficiente de nutrição e não precisa da ajuda de um profissional. Porém esse acompanhamento é importantíssimo, já que o especialista poderá verificar suas necessidades e expectativas e, assim, indicar a melhor maneira de chegar aos seus objetivos. 

Procurando algumas dicas sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo e saiba por que e quando se consultar com um nutricionista!

Buscando uma vida mais saudável

O principal motivo para uma pessoa procurar ajuda de um nutricionista deve ser o desejo de melhorar ou manter a saúde. Esse profissional será capaz de avaliar as condições do paciente e indicar um plano alimentar balanceado e rico em nutrientes. Dessa forma, a pessoa terá aumentada sua imunidade e diminuídos os riscos de várias doenças e complicações, como a síndrome metabólica por exemplo.

Essa é uma área que está ligada à prevenção, a qual fornece orientações quanto às mudanças de hábito, o que favorece uma rotina mais cuidadosa com corpo e mente.

Fazendo as pazes com a balança

Por meio de uma consulta com nutricionista, será possível uma avaliação para entender qual é o peso e composição corporal adequada para você. Sendo assim, serão criadas estratégias de acordo com a sua real necessidade e objetivos.

O especialista em nutrição orientará o paciente a fazer refeições adequadas, reeducando a alimentação, fazendo com que o excesso de gordura seja perdido adequadamente e o peso ideal seja mantido, evitando o efeito sanfona e os riscos à saúde por causa do peso muito acima ou abaixo do ideal.

Melhorando o desempenho físico

Para quem que praticar suas atividades físicas de forma mais eficaz, com mais energia e atingindo melhores resultados, um nutricionista pode ser uma boa ajuda. Com as orientações corretas e uma alimentação equilibrada, o desempenho certamente vai melhorar.

Fazendo o devido acompanhamento, o profissional vai orientá-lo quanto à melhor maneira de se alimentar para realizar determinada atividade e também quanto à necessidade ou não de  suplementar e, de que maneira isso vai colaborar com a sua qualidade de vida.

Cuidando do cabelo, pele e unhas

Uma boa nutrição vai muito além de redução de peso, sendo essencial para a manutenção de todo o corpo. Com o auxílio de um especialista, é possível suprir deficiências nutricionais que causam prejuízos a várias partes do corpo, como cabelo, pele e unhas, por exemplo.

Além de alimentação balanceada, o nutricionista poderá prescrever até mesmo vitaminas, caso haja necessidade.

Suprindo as necessidades em cada fase da vida

Crianças, adultos ou idosos, cada faixa etária tem suas necessidades nutricionais e é fundamental conhecê-las para que se consiga assegurar uma alimentação adequada e, consequentemente, saúde para todo o corpo.

Crianças e idosos, por exemplo, necessitam de mais cálcio e ferro. O profissional de nutrição vai avaliar e indicar a quantidade e as melhores fontes, entre outras dicas, como cuidados com gordura e açúcar e controle do peso. 

O que achou do texto? Ficou com alguma dúvida ou quer acrescentar algo sobre quando consultar um nutricionista? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"