Por que devo incluir frutas na dieta?

Quer ter uma alimentação mais rica em nutrientes e cheia de sabor? Comece a incluir frutas na dieta e viva de forma mais saudável! E não tem desculpa: encontramos inúmeras opções de frutas para todos os gostos em qualquer época do ano.

Além de propriedades nutricionais que ajudam no bom funcionamento do organismo, as frutas podem ser uma aliada e tanto para quem quer emagrecer. Abaixo, vamos mostrar os benefícios de algumas frutas, bem como sugestões de consumo! Siga com a gente!

Propriedades nutricionais das frutas

A indicação dos nutricionistas é consumir porções de frutas todos os dias. Isso porque elas contêm água, vitaminas, minerais e fibras, que fazem muito bem para o corpo, ajudam a emagrecer e podem prevenir doenças.

Algumas frutas, como caqui, manga e a laranja possuem maiores índices glicemicos, por isso, devem ser consumidas com moderação pelas pessoas que estão tentando emagrecer e que tendem ter níveis de glicose elevados.

Confira os benefícios de algumas frutas:

  • Laranja: bastante conhecida pela alta concentração de vitamina C. Seu consumo regular pode prevenir gripes e resfriados;
  • Uva: apresenta magnésio, cálcio, potássio e fósforo, além do antioxidante resveratrol, que pode retardar o envelhecimento e prevenir doenças do coração. 
  • Maçã: rica em ferro e vitaminas B1 e B2. Na casca, encontramos a pectina, substância que auxilia na  redução do colesterol. 
  • Banana: é a queridinha de quem pratica esportes. É rica em potássio, ferro, e vitaminas A e C. Traz muita energia e possui triptofano, que estimula a produção de serotonina, hormônio da felicidade;
  • Mamão: possui vitamina A, do complexo B e C. Ajuda na digestão dos alimentos e ainda auxilia no  bom funcionamento intestinal;
  • Melão: rico em magnésio, potássio e, o melhor, é pouco calórico. Outra propriedade importante é seu alto poder diurético, auxiliando, dessa forma, na redução do inchaço.
  • Morango: apresenta vitamina C e B5, fibras, ferro e cálcio. É um aliado na redução do colesterol, no combate de infecções e na cicatrização;
  • Abacaxi: possui alto poder digestivo e apresenta muita água. Rico em vitaminas C, B1 e A. Auxilia no emagrecimento;
  • Manga: rica em ferro, potássio, magnésio, além das vitaminas A, B e C;
  • Abacate: apresenta um tipo de gordura que faz muito bem para o coração, controlando os níveis de colesterol . Apresenta zinco, selênio, vitaminas, A, B, C e E;
  • Goiaba: é rica em vitamina C e possui baixo teor de açúcar. Possui licopeno, um antioxidante que auxilia nosso sistema imunológico;
  • Caqui: por possuir um índice glicêmico elevado não pode ser consumido em excesso por diabéticos e pessoas que querem perder peso. É rico em ferro, fósforo, cálcio, fibras, além das vitaminas C e E. Para quem tem prisão de ventre, o caqui pode ser uma ótima opção;
  • Melancia: Com alta concentração de água, é um diurético natural. Possui fibras e betacaroteno.

Sugestões de consumo de frutas

Pintou aquela fome de tarde? A frutas são ótimas aliadas para o “lanchinho” e podem ser consumidas entre as refeições. O importante é combina-las com proteínas, gorduras do bem e fibras para reduzir seu índice glicemico e deixar seu lanche ainda mais nutritivo!

Você pode também incluir frutas em uma salada de folhas. Experimente adicionar alguns pedacinhos de manga e você terá um prato bonito e nutritivo.

Sucos naturais também são excelentes alternativas. Abuse dos sucos de abacaxi, melão e melancia, que contém mais água. Tente não coar a bebida, assim, você não elimina as fibras e outros nutrientes.

As frutas também podem substituir o açúcar em diversas preparações, por exemplo, ao utilizá-las para adoçar bolos. A banana é uma excelente substituta ao açúcar em algumas receitas.

Passe a incluir frutas na sua dieta! Além de garantir uma alimentação saudável e prevenir doenças, você pode eliminar alguns quilinhos a mais sem abrir mão do sabor! Consulte um nutricionista e veja como incorporar de vez as frutas no seu cardápio.

Quer conhecer mais sobre os benefícios nutricionais das frutas? Deixe um comentário no post que tiramos suas dúvidas! 

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