Mexa-se: conheça 7 exercícios físicos para sedentários

Como consequência de várias atividades acumuladas no dia a dia, surgem o cansaço, a preguiça, e o sedentarismo acaba se instalando. Neste momento, a vontade de ficar apenas deitado no sofá acaba parecendo uma opção muito mais atraente do que praticar atividades físicas e cuidar melhor da saúde.

Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de exercícios físicos para sedentários com o objetivo de deixar essas atividades mais leves e prazerosas, afinal, implementar uma nova rotina pode ser muito melhor quando nos divertimos durante o processo. Além disso, elas também ajudam a se livrar do sobrepeso!

Já se animou para começar a se exercitar? Então acompanhe as dicas abaixo!

1. Ioga

A prática de ioga é adequada a todas as faixas etárias e estágios de condicionamento físico. Apenas 10 minutos diários já são suficientes para iniciantes, com a grande vantagem de poder exercitar-se em casa por meio de videoaulas ou aplicativos.

Além de colocar o corpo em movimento, com a prática regular é possível notar um efeito antiestresse, além de aumento da concentração e energia.

2. Caminhada

Sem a necessidade de investir em equipamentos especiais ou mensalidades caras, a caminhada pode ser facilmente incorporada na rotina podendo ser realizadas até mesmo nas ruas próximas a sua residência. 

Desta forma, você aproveita para conhecer melhor o seu bairro e ainda pode descobrir algum lugar incrível que parecia escondido em meio ao trânsito.

3. Bicicleta

Pedalar é um ótimo exercício aeróbico que pode ser realizado com intensidade leve e ainda assim proporcionar ganho de força muscular, especialmente os da perna e abdômen. Também auxilia no desenvolvimento do equilíbrio e evita a sobrecarga de articulações do joelho e tornozelo por distribuir melhor o peso, evitando a concentração de carga nessas regiões.

Além disso, esta atividade pode promover o relaxamento, especialmente se a rota for arborizada, como em parques ou nos arredores de praças. A possibilidade de fugir dos engarrafamentos das grandes cidades também é um benefício notável, sendo excelente para se livrar do estresse diário.

4. Dança

A dança é uma das melhores alternativas para quem não se interessa pelas atividades tradicionais das academias, como a musculação ou spinning. Também conta com a vantagem de ser mais dinâmica e variada, evitando que o tédio e o desânimo surjam com o tempo, além de facilitar a interação com outras pessoas e favorecer o aumento do círculo de amizades.

5. Passeios com o cachorro

Ao caminhar com o seu cão, você o ajuda a socializar e evita que o animal fique entediado, prevenindo o desenvolvimento de comportamentos destrutivos em casa. Este benefício também se aplica ao dono, que pode relaxar, fazer novos amigos e manter-se em movimento, sendo esta mais uma variedade de exercício leve e prático.

Para aumentar a segurança, leve seu cão sempre preso a uma coleira e guia de boa qualidade, evitando sustos ou até acidentes mais sérios.

6. Natação

Considerada um esporte completo, a natação leva a um aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, além de favorecer o fortalecimento dos músculos e atenuar o impacto nas articulações. O contato com a água também contribui com o bem-estar, já que traz a oportunidade de flutuar e sentir-se mais leve.

Por ser uma atividade que exige alta concentração — afinal, requer a coordenação rítmica dos movimentos respiratórios com os demais músculos —, é possível “desligar-se” dos contratempos diários, aliviando a tensão do corpo e da mente.

7. Patinação

Os patins tradicionais, sobre rodas, são um excelente exemplo de exercício físico que alia o desenvolvimento do equilíbrio, do tônus muscular e da queima de calorias. E por falar nelas, é possível eliminar até 800 Kcal após uma hora de atividade constante. Além disso, a diversão é garantida! Que tal experimentar?

Ao escolher os melhores exercícios físicos para sedentários, opte por aqueles que combinem mais com o seu gosto pessoal para que a motivação permaneça sempre alta, até que a prática se torne um hábito. Se pretender escolher outra atividade mais intensa, é recomendado fazer uma consulta médica e seguir a recomendação profissional.

Ao terminar os exercícios, lembre-se de sempre ingerir os alimentos mais adequados no pós-treino para repor a energia de maneira saudável!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"