Entenda a importância da hidratação para o emagrecimento

Você provavelmente já escutou várias vezes que é importante tomar bastante água, se manter hidratado, entre outros, certo? Mas, você sabe por que razão precisamos tomar água? Sabe qual é a importância da hidratação para o bom funcionamento do nosso corpo e também como ela auxilia no emagrecimento? Não?

Não se preocupe, preparamos esta matéria explicando tudo, então continue a leitura e conheça um pouco mais sobre o assunto.

Importância da hidratação

A água é um dos elementos em maior concentração no nosso corpo; entre 50% e 60% do nosso peso é composto de água.

Além disso, a água participa de quase todas as reações que acontecem em nosso organismo, como por exemplo: auxilia na regulagem da temperatura corporal, na eliminação de toxinas, nos mantém hidratados, favorece a absorção dos nutrientes, entre outros. A falta de água no organismo pode dificultar a realização dessas atividades. 

Além de saudável, um corpo hidratado também está melhor preparado para combater ameaças, pois os glóbulos brancos e anticorpos (responsáveis por proteger nosso corpo) apresentam melhor desempenho quando estão em meio aquoso, mantendo então as doenças e infecções bem longe de nós.

Hidratação e emagrecimento

E não para por aí! Quando o assunto é emagrecimento a água também pode ser uma aliada, pois pode atuar de diversas formas: a ingestão de água gelada, por exemplo, acelera nosso metabolismo, podendo acelerar também a queima de gordura.

Além disso, como a água é o meio que elimina os resíduos retidos em nosso corpo, ao ingerir a quantidade adequada de água por dia, estamos dando condições ao nosso corpo para mandar tudo que esta retido embora, fazendo uma verdadeira limpeza em nosso organismo. Com isso, a sensação de inchaço, característica desse quadro de “resíduos retidos” vai por água abaixo também.

A água também pode ser utilizada em uma “estratégia” para comer menos. A sensação de saciedade é gerada quando nosso corpo percebe que nosso estômago está cheio. Assim, tomar 2 copos de água momentos antes das refeições faz com que nosso estômago fique parcialmente preenchido. Assim, quando começarmos a comer, sentiremos a sensação de saciedade mais rapidamente.

Quanto e como tomar

O quanto cada pessoa precisa tomar de água por dia varia de pessoa pra pessoa, devido a vários fatores. Eliminamos, em média, de 1,5 a 2 litros de água por dia, por meio de reações fisiológicas (suor, urina, fezes, entre outros), então, essa seria uma quantidade adequada para repor. Para os dias que praticar atividade física, recomenda-se aumentar a dose.

Mas não quer dizer que toda essa quantidade precise ser ingerida no formato de “água”. Sem dúvida, esse seria o ideal, atingir a quantidade ingerindo o líquido puro. Mas existem outras bebidas que podem entrar para a conta e que, inclusive, podem trazer benefícios também, por exemplo:

  • Água de coco: além de saborosa, a água de coco tem baixa caloria e é rica em antioxidantes, e excelente para repor os eletrolitos após atividade física;
  • Chás de ervas: os chás auxiliam na digestão, na eliminação de líquidos retidos e têm ação calmante, excelentes para serem consumidos após o almoço e antes de dormir. Prefira também os sem açúcar.

Sinais de desidratação

Existem alguns sinais característicos de desidratação, e estar atento a eles pode evitar situações de perigo. 

O mais fácil de identificar é a sede. Quando sentimos sede repentinamente ao longo do dia significa que nosso corpo está pedindo ajuda ,pois está desidratado.

Outro sinal é dado pela urina. Pela manhã é normal que ela seja um pouco mais turva, porém, durante o dia ela deve se apresentar em tom amarelo-claro. Pouca quantidade de urina de cor escura ao longo do dia é um indicador de falta de água.

Esta foi a matéria sobre a importância da hidratação. Esperamos ter esclarecido esse assunto para você! Gostou? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades!

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