Descubra porque devemos evitar alimentos com conservantes

Alimentos com conservantes são muito comuns, porém, precisamos estar atentos quanto a esses aditivos.

Os conservantes são compostos adicionados a um determinado produto para controlar a proliferação de fungos e bactérias e, assim, aumentar seu prazo de validade.

Para saber quais aditivos estão presentes nos alimentos, é necessário prestar atenção aos rótulos. No entanto, muitas vezes as embalagens mostram apenas o código do conservante. Nesse caso, podemos consultar o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Apesar de serem importantes e necessários em alguns casos, muitos desses elementos possuem substâncias prejudiciais ao organismo, podendo gerar vários males à saúde, como alergias ou, até mesmo, câncer. Esses prejuízos nem sempre se desenvolvem em curto prazo, seus efeitos tendem a surgir com o passar do tempo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então veja o que preparamos e descubra 3 razões para evitar alimentos com conservantes em sua dieta.

Esses produtos podem provocar alergias

Pessoas com maior sensibilidade, podem desencadear reações alérgicas com esses aditivos. Os sintomas são variados, como irritação na pele, falta de ar, vômitos ou cólicas.

Um dos conservantes mais relacionados à alergia é o sulfito, que é utilizado para controlar o escurecimento dos alimentos, podendo causar problemas às pessoas sensíveis. Itens como vinho, suco de uva, vinagre, batatas e massas congeladas, sopas ou geleias podem conter alto teor de sulfito.

Em alguns casos, levam a sérios problemas de saúde

Além de causar alergias, os conservantes alimentares podem levar ao desenvolvimento de outras doenças. Por exemplo, devido à grande quantidade de sódio, alguns desses produtos podem provocar retenção de líquido, inchaço e aumento da pressão arterial.

O consumo excessivo dessas substâncias pode, inclusive, aumentar os riscos de desenvolver câncer no intestino. Os conservantes denominados nitrito ou nitrato de sódio podem prejudicar o estômago. Há ainda os que podem causar dificuldades digestivas.

Entre os compostos prejudiciais está o benzoato de sódio, presente em refrigerantes, que, segundo pesquisas, podem causar transtorno de déficit de atenção em crianças. 

Alimentos com conservantes podem atrapalhar sua dieta

Para quem quer emagrecer, o ideal é fugir dos conservantes artificiais que prejudicam o organismo, desaceleram o metabolismo e tornam mais difícil atingir os objetivos.

Muitas vezes, alimentos de baixo valor calórico, como refrigerantes diet, parecem não prejudicar a dieta. Porém, eles são ricos em conservantes e corantes, o que acaba gerando um perfil inflamatório  o no organismo e dificultando seu bom funcionamento.

Para ter melhores resultados na dieta e manter a saúde em dia, é preciso evitar o consumo de itens com conservantes e optar por uma alimentação o mais natural possível.

Todos sabemos que é preferível, por exemplo, comer uma fruta ou fazer um suco de frutas em casa a comprar um suco de caixinha ou um suco em pó, que são ricos em substâncias que servirão de obstáculo à saúde do nosso corpo.

Evitando os alimentos com conservantes e sabendo fazer boas escolhas, teremos uma vida mais saudável!

Gostou deste post? Sabe mais algum motivo por que devemos evitar o consumo de alimentos com conservantes? Então deixe um comentário e compartilhe a sua opinião sobre o assunto.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"