Conheça os 8 melhores alimentos pós-treino

O bom rendimento nos treinos requer não apenas uma suplementação segura, mas principalmente cuidados com a alimentação. De olho na energia a ser gasta nas atividades físicas, é importantíssimo escolher os melhores alimentos para assegurar o bom desempenho nos treinos.

Para se recuperar do desgaste físico e prevenir fadigas, é possível combinar alimentos pós-treinos que podem agradar a todos os gostos. Confira quais são eles e inove em seu cardápio do dia a dia.

1. Atum

O peixe é uma excelente opção para reposição de proteínas após os treinos.  Se for optar pelo industrializado,é importante escorrer o óleo em que ele está conservado antes de consumi-lo.Uma pequena porção de atum pode fornecer até 15 gramas de proteínas, contando ainda com o reforço com ômega 3 e estendendo os benefícios à saúde do coração.

O atum pode ser uma excelente alternativa para quem deseja se manter firme na dieta mas não tem tempo para preparar suas refeições. Uma latinha pode ser suficiente para garantir as proteínas de um pós-treino poderoso.

2. Banana

Contribuinte para a redução de câimbras devido o alto teor de potássio, a presença da banana no cardápio diário ainda favorece o sistema digestório, pois é rica em fibras, podendo ainda auxiliar na reposição rápida de energia e combater os desconfortos musculares pós-treino.

Acrescentando a banana à sua refeição pós-treino, você estará garantindo quase 35% da quantidade diária de vitamina B6 recomendada, importante nutriente para a produção de serotonina, também conhecida como hormonio do “bem estar.” 

3. Batata doce

Comer a batata doce após os treinos contribui para a reposição de glicogênio muscular, vitaminas e minerais, além de ser rica em fibras. 

A batata doce ainda estende seus benefícios para auxiliar no combate à ansiedade e estresse.

4. Oleaginosas

 Esses alimentos podem garantir a ingestão de  gorduras boas e arginina, aminoácido utilizado na recuperação e aumento de  massa magra.

Para quem deseja a redução de peso, essa categoria de alimentos também se mostra conveniente, já que contém ação anti-inflamatória e induz a eliminação regular de toxinas indesejáveis ao corpo.

Dentre os favoritos, podemos destacar a castanha do pará, castanhas de caju, nozes, amêndoas e muito mais.

5. Ovo

Ele é o alimento mais comum das dietas, e mesmo diante de afirmações tendenciosas, mostra-se um alimento promissor e conveniente para garantir porções saudáveis de proteínas nas refeições.

Pouco calórico e rico em proteínas e vitamina D, o ovo é um dos alimentos pós-treinos mais cotados para auxiliar na recuperação muscular após o desgaste físico.

6. Peito de frango

Popularmente combinado com a batata doce, o peito de frango é destaque pela contribuição de proteínas. Versátil, pode ser utilizado grelhado, desfiado, em patês, ou até mesmo em sopas e sanduíches. Combinando-o com um carboidrato de rápida absorção, as proteínas do frango podem chegar de forma mais rápida aos músculos, garantindo uma melhor recuperação muscular.

7. Salmão

Um dos alimentos mais cotados para quem busca hipertrofia, o salmão não só fornece proteínas importantes para a saúde dos músculos, como também garante ômega 3, favorecendo mais força e melhor desempenho nos treinos.

8. Kiwi

A fruta pode não ser uma das opções mais populares, mas pode oferecer porções significativas de vitaminas e minerais importantes para a nutrição de quem está em dieta. A combinação do potássio com a vitamina C podem ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, agindo como um poderoso antioxidante, beneficiando não só nos rendimentos, mas no estado de saúde.

Cardápio Versátil

Podemos notar que há inúmeras opções de alimentos pós-treino. Isso permite investir em um cardápio nutritivo e muito versátil, o que pode aumentar a possibilidade de sucesso de dietas e reeducações alimentares. Vale ressaltar ainda que a contribuição nutricional dessas opções acima pode ser potencializada se combinadas com acompanhamentos tão nutritivos quanto esses.

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