Conheça 6 tipos de dietas para emagrecimento

Seja por uma questão de saúde ou até mesmo por estética, sempre buscamos perder alguns quilinhos, não é mesmo? E quando o assunto é emagrecimento, há vários tipos de dietas disponíveis.

Apesar de ser uma prática bastante comum, começar uma alimentação sem o auxílio de um profissional pode trazer mais malefícios do que benefícios. Por isso, é importante procurar ajuda de uma nutricionista para determinar qual a melhor dieta para você.

Enquanto isso, aproveite para conhecer o funcionamento de 6 tipos de dieta para emagrecimento. Confira!

1. Dieta mediterrânea

Dentre os tipos de dieta, essa é uma das melhores para auxiliar na reeducação alimentar. Ela se baseia nos hábitos da região europeia do Mediterrâneo, utilizando alimentos frescos, saladas, azeite extravirgem, proteínas magras e carboidratos complexos como os grãos.

Além de contar com esses alimentos, a dieta dispensa produtos industrializados e processados, o que conta muitos pontos positivos para o sistema cardiovascular e possibilita uma boa ingestão de vitaminas, fibras e gorduras saudáveis.

2. Dieta ortomolecular

O que acontece com a maioria das dietas é que elas são muito impessoais, ou seja, não levam em conta suas necessidades e especificidades alimentares. A ortomolecular, no entanto, visa o contrário, pois respeita a individualidade.

Nela, primeiramente detecta-se os desequilíbrios nutricionais em relação à alimentação da pessoa. Depois, um médico especialista, em parceria com uma nutricionista, prescreve o uso de suplementos e um plano que visa a reeducação alimentar, regulando o organismo e impulsionando o emagrecimento.

3. Dieta dos pontos

Essa é uma das dietas mais versáteis que existem. Seu funcionamento se dá por meio de uma tabela em que as calorias têm pontuações, assim, a pessoa deve somar tudo o que foi ingerido ao longo do dia e não ultrapassar o limite determinado pelo profissional.

Vale lembrar que não adianta se manter dentro dos pontos  estipulados, se você não ingerir os nutrientes necessários. É preciso incluir todos os grupos alimentares e prezar pelos de maiores qualidades nutricionais.

4. Dieta detox

Sem sombra de dúvidas, você já deve ter ouvido falar dessa dieta em algum momento da sua vida. Ela se tornou bastante popular nos últimos anos e é uma das mais seguidas por quem quer emagrecer.

Sua metodologia consiste de refeições compostas por ingredientes naturais e integrais, acompanhados de sucos e bastante água. A ideia por trás dela é eliminar as toxinas do corpo e favorecer a perda de peso. Portanto, os alimentos com altos níveis de açúcar e ultraprocessados ficam de fora.

5. Dieta do tipo sanguíneo

Por mais estranho que o nome soe, essa também é uma dieta bastante difundida entre os que querem emagrecer. Ela se baseia no princípio de que cada tipo sanguíneo indica como um organismo se comporta em relação a determinados alimentos.

Assim, pessoas de sangue O tem mais facilidade em digerir carnes vermelhas; as de A, peixes, vegetais, frutas e cereais; as de B, laticínios; e as de AB, ingredientes variados.

Dessa forma, a dieta inclui os alimentos “menos aceitos” para seu tipo sanguíneo em quantidades moderadas e os outros em abundância.

6. Dieta sem glúten

De uns tempos pra cá, o glúten se tornou um dos maiores vilões de quem quer eliminar as gordurinhas e essa dieta vem para reforçar isso. Nela, consumir alimentos como pães, bolos, cervejas e similares são totalmente proibidos.

Centeio, cevada, malte, aveia e farinha de trigo são as fontes de glúten, assim, alimentos que contenham essas substâncias são vetados. A dieta utiliza carboidratos como frutas, verduras, legumes e raízes. A promessa é acertar o ritmo do metabolismo, diminuir a retenção de líquido e promover o emagrecimento.

Procurar seguir uma alimentação mais equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são a chave para a perda de peso e a melhor qualidade de vida. Vale lembrar mais uma vez que antes de se aventurar em qualquer dieta, é preciso consultar um bom profissional de nutrição.

Esperamos que esse post sobre os tipos de dieta te motive a adotar hábitos mais saudáveis. Caso conheça mais alguma dieta que ache interessante, compartilhe com a gente deixando um comentário abaixo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"