Confira 4 dicas para organizar as refeições do dia a dia

Embora seja um ato simples, quase instintivo, se alimentar bem pode ser um desafio. Com a correria do dia a dia, é comum que as pessoas peguem qualquer coisa para comer ou passem longos períodos em jejum, pulando várias refeições. Hábitos como esses são extremamente prejudiciais para a saúde e para a eficácia dos treinos realizados.

Por isso, organizar as refeições é um passo fundamental para qualquer um que deseja manter a saúde em dia e atingir os objetivos. Chega de sentir fome e de não observar resultados na dieta! Com foco e disciplina, é possível ter uma vida mais saudável.

Pensando nisso, preparamos uma lista com quatro excelentes dicas para auxiliá-lo a começar as mudanças e não sofrer mais com a desorganização!

Por que organizar as refeições

Sem organização, fica mais fácil cair na armadilha do consumo de alimentos acessíveis e práticos, mas pobres em nutrientes e ricos em conservantes e substâncias refinadas. Ao consumi-los, você não fornece o que seu corpo precisa para funcionar apropriadamente.

Com disciplina e um cardápio bem planejado, o controle do que é consumido fica muito maior. Ter alimentos de qualidade sempre à mão é o melhor modo de manter a dieta e uma alimentação saudável.

Como organizar as refeições

Já ficou claro que o melhor jeito de garantir a nutrição efetiva do organismo é tendo um bom planejamento, certo? Por isso, procure um nutricionista qualificado e converse com ele sobre como funciona a sua rotina. A partir daí, será elaborado um cardápio especialmente para você.

Durante a consulta, não deixe de explicar todos os pormenores de sua rotina e quais são os seus objetivos com a dieta. Manter o peso? Perder alguns quilinhos? Ganhar músculos? Além disso, cite todos os seus horários. Se o seu treino será pela manhã, a que horas volta do trabalho, etc. Todas essas informações serão fundamentais para que o profissional distribua os alimentos da melhor forma ao longo do dia.

1. Equilibre os nutrientes

Um dos papéis do nutricionista é a elaboração de uma dieta equilibrada e nutritiva. Infelizmente, um dos erros que os pacientes cometem é o de não levar os nutrientes a sério, apenas calorias.

Para seguir a dieta e garantir que o seu corpo receba tudo que precisa, invista em refeições coloridas, com alimentos ricos em nutrientes oriundos de diferentes grupos: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

2. Prefira a comida caseira

A praticidade dos restaurantes ou dos serviços de delivery é inegável. No entanto, a impossibilidade de precisar exatamente o que estamos comendo é um ponto negativo, especialmente para aqueles que buscam uma vida mais saudável.

Por isso, priorize a alimentação caseira. Com ela fica mais fácil conhecer a procedência dos alimentos e saber o que estamos ingerindo, além de controlar as quantidades de sódio e açúcares contidas nos alimentos.

3. Prepare comida para toda a semana

Uma das principais razões para evitar as refeições caseiras é a falta de tempo para cozinhar. Uma dica bacana é tirar um dia para preparar todos os alimentos da semana, divididos em marmitas, e congelá-los. Também é possível congelar frutas e legumes para a preparação de saborosos smoothies!

E lembre-se: cozinhar não precisa ser uma tarefa desagradável. Associe a tarefa com atividades prazerosas, como ouvir o rádio ou ver televisão, e torne o momento divertido. Caso você more com mais alguém, peça ajuda e coloquem o papo em dia.

4. Tenha lanches sempre com você

Para não pular refeições e comer o número de vezes recomendado pelo nutricionista sem consumir alimentos industrializados, é importante ter lanchinhos saudáveis sempre disponíveis.

Você também pode organizar as refeições intermediárias preparando seus próprios snacks ou apelar para as frutas frescas. Elas são fáceis de carregar e de comer, além de extremamente nutritivas. Outra opção são as frutas secas e oleaginosas, que também alimentam de forma saudável.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Estaremos à disposição para atendê-la.

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