As comemorações de final de ano são sinônimas de alegria e fartura na mesa, e as comidas típicas dessa época sempre são muito gostosas, mas — na maioria das vezes — muito calóricas.
O exagero na alimentação durante esses dias pode trazer alterações na balança, além de possíveis desconfortos, inchaço e distensão abdominal. Além do mais, pode ficar difícil voltar à dieta depois.
É nessa hora que podemos lançar mão do detox pós-festas para amenizar os prejuízos da comilança.
Quer saber como desintoxicar o organismo após as festas de fim de ano? Então continue lendo e saiba agora!
O que é detox?
O detox é uma maneira de desintoxicar o organismo por meio da alimentação, que inclui mais vegetais frescos e maior ingestão de água, eliminando produtos industrializados e outros que podem prejudicar o processo.
Quando consumimos alimentos muito pesados, gordurosos, cheios de açúcar e também o álcool, gera uma resposta inflamatória intoxicando o nosso organismo. Com isso, podemos ter problemas gástricos, prisão de ventre ou diarreias, inchaço, além do aumento de peso e dores de cabeça.
Como fazer o detox pós-festas?
O detox é feito a partir da ingestão de alimentos funcionais, que têm propriedades que ajudam o nosso corpo a eliminar a toxinas e a devolver o bem-estar.
Abaixo, listamos algumas dicas para você fazer o seu detox:
1. Consuma mais vegetais
Nessa dieta, o consumo de frutas, verduras e legumes in natura é priorizado. Isso porque são fontes de vitaminas e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do organismo, e fibras, que regulam o intestino. Podem ser preparados na forma de saladas, cozidos no vapor ou em sucos.
2. Aposte nos sucos detox
Aliás, os sucos detox são uma ótima pedida por serem saborosos e práticos para o dia a dia. Eles são uma combinação de vegetais, unindo os benefícios de cada um.
Um exemplo de suco detox mais comum é o feito com couve. Você pode bater no liquidificador a couve com água, uma fruta (maçã, limão, abacaxi ou maracujá) e gelo. Uma dica é misturar frutas mais doces, já que não se pode usar adoçante, muito menos açúcar.
3. Coma proteínas magras
Durante esse período, evite as carnes vermelhas e coma as magras, como peixe e frango. Os ovos também devem ser consumidos, podendo ser preparedos em pochê, cozidos ou em omeletes.
4. Beba mais água
A água ajuda a eliminar as impurezas do organismo, fazendo uma faxina. Por isso, beba pelo menos 2 litros de água por dia. Capriche na hidratação!
5. Invista nos exercícios físicos
Intensificar o treino após as festas é interessante para queimar as calorias ingeridas e, com isso, evitar que se acumulem em forma de gordura. Além do que, a prática de exercícios ajuda a desinchar.
6. Mantenha distância de alimentos proibidos
No detox, alguns alimentos são proibidos por sobrecarregarem o organismo no momento da digestão. É o caso das carnes vermelhas, do leite e derivados e dos farináceos como por exemplo pães e massas.
Já o café não deve ser consumido por conta da cafeína, que pode afetar a qualidade do sono e, assim, o processo de desintoxicação.
Os produtos industrializados, as gorduras e os açúcares devem ficar de fora de qualquer alimentação. No detox, então, deve passar longe!
Vale ressaltar que, como toda dieta, o detox pós-festas deve ser feito sob orientação de um nutricionista. Só ele é capaz de avaliar as necessidades do seu organismo e prescrever o cardápio ideal!
Nosso post a ajudou? Então, aproveite que está por aqui e leia nosso conteúdo sobre bebida alcoólica na dieta e conheça os seus impactos!