Atividades físicas: 5 dicas para começar a fazer exercícios

A tecnologia e a industrialização trouxeram muitas facilidades e comodidades para nossas vidas, mas também nos deixaram mais preguiçosos. No entanto, realizar atividades físicas é muito importante: um corpo ativo evita os efeitos negativos do sedentarismo e promove a saúde física e mental, além de contribuir para fatores estéticos.

Seja por falta de tempo ou motivação, incluir essas atividades na nossa rotina nem sempre é fácil, não é mesmo? Se você se encontra nessa situação, confira, no post de hoje, 5 dicas para começar a fazer exercícios. Vamos lá!

1. Defina suas metas

O dia a dia está cada vez mais corrido e, se você não tiver um propósito ao se exercitar, encontrar tempo para incluir mais uma atividade na rotina será um desafio ainda maior.

Por isso, pense se você deseja emagrecer, ganhar massa magra, melhorar o condicionamento físico, entre outros objetivos. Independentemente de qual for a sua motivação, esclareça-a para você mesmo e, assim, terá razões claras para começar a treinar.

2. Exercite-se regularmente

Um dos passos mais importantes para conseguir incluir os exercícios físicos na nossa rotina é fazer com que eles se tornem um hábito. Se você treina hoje, passa semanas sem treinar, depois volta, mas nunca consegue estabelecer um padrão, a adaptação será mais difícil.

Independentemente de qual exercício você escolher, lembre-se de que o seu corpo precisa de um tempo para se acostumar. Treine regularmente, de forma gradual e respeite as suas limitações. Assim, os estímulos frequentes farão com que o seu corpo se habitue à nova rotina.

3. Seja realista e paciente com os resultados desejados

Muitas vezes, começamos a praticar exercícios, mas desistimos depois de um tempo. Isso pode acontecer porque não atingimos nossos objetivos rapidamente, ou porque não conseguimos manter o ritmo.

Para que isso não aconteça, é importante ser realista. Primeiro, tenha em mente que toda mudança leva tempo. Com a prática regular de atividades físicas, aliada a uma boa alimentação, os seus objetivos serão alcançados, mas não de forma imediata.

Outro ponto importante é não extrapolar os limites do corpo. Planeje um ritmo de exercícios que seja possível manter, com horários que se encaixem na sua rotina. Uma dica é escolher locais próximos de sua casa ou trabalho e selecionar treinos com boa duração e intensidade, dentro do que você consegue fazer. 

4. Encontre a atividade física certa para você

São muitas as opções de atividades físicas e encontrar aquela que é certa para você faz toda a diferença.

Cada tipo de exercício é indicado para um objetivo. Por exemplo, se você deseja ganhar massa magra, musculação, CrossFit e treinos funcionais podem ser melhores opções do que treinos aeróbicos. Caso você deseje emagrecer, intercalar atividades aeróbicas intensas com treinos de força é uma boa opção.

Além disso, é essencial que o exercício te agrade para que você não tenha vontade de faltar aos treinos e consiga atingir uma boa frequência, melhorando a cada dia.

5. Priorize a sua saúde

Muitas vezes, damos muita importância para o trabalho e para as exigências do nosso dia a dia e acabamos nos esquecendo de que, sem saúde, os outros compromissos não são possíveis. Por isso, lembre-se de que a sua saúde é prioridade e que praticar atividades físicas melhora a sua qualidade de vida e traz diversos benefícios para sua mente e corpo, tais como:

  • melhora o funcionamento dos sistemas cardíaco e respiratório;
  • reduz os níveis de colesterol, glicose e triglicerídeos;
  • ajuda na prevenção de diversas doenças;
  • favorece a sensação de bem-estar.
  • promove o fortalecimento muscular;
  • melhora a resistência corporal;
  • auxilia na regulação do peso;

Começar a praticar atividades físicas pode ser um desafio, mas, com um pouco de planejamento, organização e pequenas mudanças de hábitos, é possível. Estabeleça seus objetivos, encontre a atividade que mais combina com você e com suas individualidades e comece a desfrutar dos benefícios de uma vida mais saudável.

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