Atividade física no verão: 4 práticas que combinam com o calor

Muitas pessoas se sentem mais motivadas a fazerem atividade física no verão, seja por conta dos dias de sol, que as deixam mais dispostas, ou até mesmo para melhorar a forma física e vestir roupas com o corpo mais à mostra, ficando mais à vontade.

Seja qual for a intenção, é preciso tomar certos cuidados com as temperaturas mais altas dessa estação, já que o organismo pode sentir os efeitos do calor. Por isso, é recomendado buscar exercícios que sejam mais compatíveis com essa época do ano.

Sabendo isso, fizemos este post sobre as atividades mais adequadas para o verão e também abordamos dicas de como praticá-las sem prejudicar a saúde. Acompanhe!

Atividade física no verão

Algumas práticas são mais bem-vindas no calor, já que devem ser realizadas ao ar livre ou na água, sendo mais refrescantes e atenuando os efeitos das altas temperaturas. A seguir, mostramos quais são as mais populares. Veja:

1. Hidroginástica

Essa atividade aeróbica tem baixo impacto, sobretudo nas articulações, e é indicada para todas as pessoas, desde crianças até idosos e gestantes.

São realizadas sequências de movimentos coordenados dentro da piscina, utilizando a resistência da água a favor dos exercícios, o que favorece o sistema cardiovascular, o tônus muscular, além de oferecer pouco risco de lesões.

Assim é possível manter o corpo ativo, reduzir o peso corporal, melhorar a respiração e ainda se refrescar na água!

2. Caminhada e corrida

As caminhadas e corridas em meio à natureza sempre são agradáveis, pois, além de conseguir usufruir de um visual privilegiado, você ainda conta com o ventinho gostoso para arejar. Afinal, quem não ama essa sensação?

Elas são ideais para pessoas que desejam perder ou manter o peso, melhorar a circulação sanguínea e a postura corporal. Além disso, essa prática é relaxante e auxilia na prevenção e tratamento de doenças do coração e diabetes.

É interessante procurar ajuda profissional para saber qual das duas é a melhor opção no seu caso. A corrida pode exigir mais do corpo e não ser adequada para algumas pessoas.

3. Natação

Mais um exercício feito na água, o que é maravilhoso em uma época de calor. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todas as faixas etárias, inclusive pelos bebês!

Ela aumenta o condicionamento físico, melhora a respiração e o sistema cardiorrespiratório, tonifica os músculos, ajuda na perda de peso e é muito recomendada para quem tem problemas respiratórios, como bronquite, sinusite e asma.

4. Esportes ao ar livre

Os esportes praticados ao ar livre têm a vantagem de serem mais dinâmicos e possibilitarem as suas práticas nos mais variados ambientes. Existem diversas modalidades para todos os gostos, pessoas e lugares. Veja alguns exemplos:

  • voleibol e frescobol na praia;

  • montanhismo e escalada nas montanhas;

  • slackline e ciclismo nos parques;

  • patinação e andar de skate nas quadras urbanas.

Dicas para não prejudicar a saúde 

Com a temperatura elevada, os pulmões e o coração são mais exigidos durante a prática de uma atividade física no verão. Não tomar os devidos cuidados pode acarretar quedas na pressão arterial, tonturas, fraquezas e desmaios.

Além disso, a desidratação pode levar uma pessoa a um choque, e a exposição exagerada aos raios solares traz malefícios à saúde da pele, com a possibilidade de causar até mesmo câncer.

Para que isso não aconteça, é preciso seguir algumas dicas:

  • hidrate-se: beba bastante água antes, durante e depois dos exercícios;

  • vista-se com roupas leves, de cores claras e bem frescas;

  • proteja-se do sol com protetor solar de fator alto e não se esqueça de reaplicar;

  • use óculos escuros e boné sempre que possível;

  • evite ficar muito tempo exposto ao sol;

  • respeite o limite do seu corpo e não continue os exercícios se não estiver se sentindo bem.

Como vimos, a atividade física no verão traz inúmeros benefícios e deixa o corpo mais saudável! No entanto, é necessário que se tome algumas precauções para que o calor e o sol não tragam problemas para você.

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades sobre nutrição e saúde que temos para você!


Parse error: syntax error, unexpected end of file in /home/blogmarcelareisc/public_html/wp-content/themes/blogoma/inc/post-formats/template-parts/related-post.php on line 68