Alimentos de verão: conheça os mais saudáveis para a estação

A estação mais quente do ano exige cuidados especiais com a saúde. Nessa época, o organismo perde líquidos mais rapidamente e o apetite fica reduzido. Por isso, os alimentos de verão devem ser, preferencialmente, leves, refrescantes e capazes de repor a água perdida por meio da transpiração.  

Ao fazer boas escolhas alimentares é possível manter a hidratação e a saúde, garantindo a disposição necessária para aproveitar toda a temporada de calor. Conheça, agora, alguns alimentos que não podem ficar de fora do cardápio do verão. Confira!

Frutas

É impossível pensar no verão e não lembrar das frutas. Em um país tropical como o nosso, o que não falta são opções saudáveis e variadas nas feiras e quitandas.

Há diversas opções de frutas com alto teor de água e ótimas para serem consumidas geladas. Entre elas, podemos destacar a melancia, o melão e o abacaxi. Mas todas as frutas têm o seu valor e muitas delas podem ser usadas para preparar deliciosas sobremesas fit.   

Água de coco e sucos

Para manter a hidratação, não há nada como a água. Mas, para aqueles momentos em que bate a vontade de beber alguma coisa com sabor, a água de coco e os sucos naturais são uma boa pedida para substituir os refrigerantes e as bebidas industrializadas.

Além disso, os sucos podem ser usados no preparo de picolés e sacolés caseiros, tornando-se, assim, uma opção leve e saudável de sobremesa. Porém, sempre que possível, dê preferência ao consumo da fruta in natura para extrair o máximo possível de benefícios nutricionais.

Saladas

A diminuição natural do apetite no verão não deve ser usada como desculpa para pular refeições. Para estimular a vontade de comer, o ideal é investir em opções leves e que podem ser consumidas frias.

As saladas de folhas e legumes são uma alternativa para repor os líquidos perdidos e oferecer muitas vitaminas para o organismo. Apenas atente-se à correta higienização das folhas e de outros alimentos naturais consumidos crus.

Grãos integrais

Para deixar os sucos e as saladas ainda mais gostosos e nutritivos, é possível complementá-los com grãos integrais. Eles trazem diversos benefícios à saúde, tais como a prevenção de doenças, o aumento da vitalidade e a melhora do tráfego intestinal. E tudo isso sem comprometer a dieta.

Iogurte e queijos magros

Os laticínios fornecem água, vitaminas e minerais para o organismo. As versões mais gordurosas devem ser evitadas, já que são de difícil digestão. É preciso tomar cuidado com o armazenamento desses produtos, uma vez que o calor favorece a proliferação de microrganismos que contaminam os alimentos.

Se você quer curtir o máximo da estação, abuse dos alimentos de verão aqui listados e evite substâncias que promovam a desidratação e favoreçam o acúmulo de gordura. Entre elas, estão o sal, o açúcar, as bebidas alcoólicas e as frituras. Assim, você terá saúde e energia para aproveitar cada minuto do calor.

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