Quando decidimos começar a prática de alguma atividade física, seja para cuidar da saúde, aumentar a vitalidade ou alcançar melhores resultados estéticos, é fundamental que ela esteja associada a uma dieta adequada para potencializar os efeitos do exercício.
Pensando nisso, preparei este texto com sugestões dos melhores alimentos pré-treino para auxiliá-lo em sua jornada. Além de evitar os problemas mais comuns de uma alimentação inadequada.
Acompanhe as informações abaixo e entenda melhor esta proposta!
Qual a importância dos alimentos pré-treino?
O principal objetivo de alimentar-se adequadamente antes de uma atividade física é evitar que o corpo não tenha energia suficiente durante o exercício. Se a escolha dos alimentos for feita de maneira inadequada ou o treino for realizado após muito tempo em jejum, o corpo ficará sem reservas de glicogênio e os próprios músculos serão degradados em consequência desse processo, ou seja, haverá perda de massa magra.
Além disso, é possível sofrer com as consequências de uma crise hipoglicêmica que, além de levar ao baixo desempenho esportivo, pode favorecer a ocorrência de tonturas, enjoos e até desmaios.
Como escolher os melhores alimentos pré-treino?
Uma recomendação interessante consiste em associar adequadamente fontes de carboidratos com proteínas, em uma proporção de 3:1. Dessa forma, 15 gramas de carboidratos podem ser combinados com 5 gramas de proteína para alcançar uma reserva adequada de energia.
Além disso, procure combinar carboidratos de alto e baixo índice glicêmico, para que haja energia disponível tanto no início da atividade física quanto durante o exercício, sempre tomando o cuidado de escolher alimentos leves para evitar desconfortos gastrointestinais como por exemplo, a presença de gases e refluxo durante o treino.
Qual é o momento ideal de alimentar-se?
É recomendável ingerir os alimentos entre 30 e 60 minutos antes do treino para não ficar com a sensação de estômago cheio ou com baixos estoques de glicogênio no momento do exercício.
Por isso, pode-se considerar que o momento ideal é cerca de 1 hora antes da atividade física. Caso não haja muito tempo disponível, opte por suplementos de fáceis digestão e absorção como por exemplo os géis de carboidrato.
Quais os melhores alimentos pré-treino?
Banana:
Carboidrato de alto índice glicêmico, fornece energia que é absorvida rapidamente, além de ser uma excelente fonte de potássio, um mineral que favorece a contração muscular. Ótima opção para quem tem pouco tempo para comer antes de treinar, especialmente para quem malha durante o período da manhã.
Aveia:
É um cereal rico em fibras e que fornece carboidratos de absorção lenta, garantindo a energia durante todo o treino. Pode ser combinado com o consumo de banana para que juntos fornecem a combinação de carboidratos simples e complexos.
Smoothie de frutas:
Essa refeição pode ser considerada uma combinação perfeita de proteínas de alta qualidade com carboidratos de rápida absorção. Dar preferência por bater a fruta com leites vegetais já que estes tem um processo de digestão mais fácil. Podemos usar o leite de soja, amêndoas, macadâmia por exemplo.
Batata-doce:
Um alimento clássico para os praticamente de musculação, a batata-doce é uma grande fonte de carboidratos complexos com baixo índice de gordura, além de ser rica em micronutrientes importantes para um bom treino: cálcio, potássio, fósforo e ferro.
Clara de ovos:
Fornece proteínas de alta qualidade sem a gordura encontrada na gema, que pode ser responsável pela letargia durante o exercício. Combine-a com tapioca e tomate e tenha mais uma boa opção para treinar com qualidade.
Frutas desidratadas com castanhas:
As frutas desidratadas oferecem energia praticamente instantânea devido à liberação rápida de glicose na corrente sanguínea, com a vantagem de não deixar a sensação desagradável de estômago pesado. Já as castanhas são possuem gorduras leves e de boa qualidade, tornando a refeição mais equilibrada.
Iogurte natural com frutas e granola:
Ótima fonte de proteínas de fácil absorção, com baixo teor de açúcar e gordura, o iogurte é um alimento leve, nutritivo e que favorece o bom desempenho durante o exercício. Se estiver acompanhado de frutas e granola sem açúcar passa a conter os carboidratos simples e complexos necessários para uma combinação ainda melhor para as atividades físicas.
Além de escolher os melhores alimentos pré-treino, lembre-se de complementar a dieta com os alimentos mais indicados após os exercícios físicos para alcançar resultados ainda melhores!