Quem está sempre em busca da melhor forma física tem se deparado com inúmeras dietas nos últimos anos. Mas, de fato, poucas delas são comprovadamente eficazes. Além disso, o que funciona para um indivíduo pode não funcionar para outro, pelo simples fato de terem genéticas e estilos de vida diferentes.
Uma dessas dietas do momento é a cetogênica. Você já ouviu falar dela? Quer saber se pode funcionar para você?
Se você está à procura de mais informações a respeito, confira, a seguir, se a dieta cetogênica funciona e quais são as suas vantagens e desvantagens.
O que é a dieta cetogênica?
Certamente, você já ouviu falar que consumir gorduras engorda (além de afetar a saúde cardiovascular). Pois saiba que não é bem assim, e é exatamente no consumo de gorduras que a dieta cetogênica é baseada.
Descrente? Bem, como tudo na vida, essa informação deve ser relativizada. Se você já estava separando a gordura da picanha para a próxima refeição, pare agora.
A dieta cetogênica é baseada no consumo mínimo de carboidratos e no consumo acentuado de gorduras BOAS ( mono e poli-insaturadas) como aquelas presentes nas castanhas, abacate e salmão, com alguma ingestão de proteína para complementar.
Você pode consumir gorduras saturadas (provenientes de carnes e laticinios), mas moderadamente. Gorduras trans, presentes em produtos industrializados não devem ser ingeridas em hipótese alguma, pelos seus efeitos comprovadamente danosos à saúde.
Por meio dessa dieta, os níveis de insulina abaixam e a queima de gordura corporal aumenta exponencialmente.
A dieta cetogênica funciona?
Estudos têm comprovado que sim, mas, novamente, é importante destacar que cada indivíduo responde de uma forma, com base na sua genética e nas suas necessidades nutricionais diárias.
Por exemplo, se você é um, atleta de alta performance ou um fisiculturista, talvez a dieta cetogênica não seja a melhor opção, pois uma baixa tão extrema e repentina no consumo de carboidratos pode levar o corpo a um estado de catabolismo, em que o corpo utiliza a musculatura como combustível.
Além disso, diabéticos, hipertensos e mulheres amamentando devem tomar especial cuidado com essa dieta. É indispensável consultar um nutricionista qualificado antes de começar uma dieta restritiva.
Vantagens e desvantagens da dieta cetogênica
Os benefícios são similares aos de uma dieta low-carb, com a diferença de que o consumo de proteínas não é liberado. Isso levaria a uma maior queima da gordura armazenada no seu corpo.
Assim, a dieta cetogênica parece ser uma grande aliada do emagrecimento. Ainda, ajudaria a:
- reverter a diabetes melito do tipo 2;
- melhorar o foco e a concentração;
- melhorar a pele (inclusive reduzindo a acne);
- diminuir crises de enxaqueca.
Esses são apenas alguns dos benefícios da dieta cetogênica, mas, com certeza, o seu nutricionista saberá listar outros e identificar se ela é a melhor opção para o seu caso, pois, não raro, indivíduos em transição de uma dieta tradicional (com alto consumo de carboidratos) para uma dieta low-carb podem ter alguns efeitos colaterais, como baixa na imunidade, fadiga, náusea, dores de cabeça, etc.
Para preveni-los, você pode reduzir a ingestão de carboidratos gradualmente e ingerir muita água — a dieta cetogênica induz a perda de líquidos corporais, que carboidratos ajudam a reter.
Na dúvida, sempre consulte um nutricionista.
Agora que você já sabe como a dieta cetogênica funciona, que tal nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das novidades da área?