7 dicas para montar uma ceia de natal menos calórica

A ceia de natal tem diversos pratos tradicionais, como a rabanada, o tender, o peru, o panetone, entre outros. Por mais que pareçam inofensivos, alguns desses pratos são muito calóricos e ameaçam o sucesso da sua reeducação alimentar.

Para você que está firme nos objetivos da dieta e não quer perder o progresso já alcançado, separamos, neste post, 7 dicas para ajudar a preparar uma ceia de natal menos calórica. Continue a leitura e confira!

1. Prepare petiscos saudáveis

Como o natal é um momento em que a família toda se reúne, geralmente aguarda-se pela chegada de todos os convidados para servir o jantar. Ou seja, é bastante comum servir petiscos antes da ceia. Os mais tradicionais são os frios, como salame, queijo, azeitonas, picles, entre outros.

Essas opções tradicionais são calóricas, cheias de sódio e conservantes. A dica é optar por petiscos saudáveis, como: palitos de cenoura crua, patês à base de iogurte natural,queijos brancos, tomate-cereja, palmito, cogumelos , torradinhas integrais, entre outros.

2. Opte por temperos naturais

Comida sem tempero não tem graça, não é mesmo? Mas, em vez de abusar do sal e dos condimentos industrializados, que tal investir nos temperos naturais? Eles são saudáveis e conferem não só sabor como também benefícios à comida. Você pode utilizá-los tanto na versão fresca quanto na seca.

3. Ofereça carnes brancas

O tender é uma carne saborosa, muito cotada para a época do natal, mas não devemos nos esquecer que é um corte suíno altamente calórico. Existem opções de carnes brancas, como o chester e o peru, que são igualmente ricas em sabor, porém com calorias reduzidas.

4. Prepare saladas apetitosas

Em meio aos pratos deliciosos e tradicionais de natal, é bem provável que a salada fique meio de lado. Por isso, capriche na elaboração desse prato para que ele seja lembrado e saboreado. E não se esqueça de utilizar ingredientes saudáveis. 

Boas sugestões são: frutas frescas (como a manga e o abacaxi), oleaginosas (como o amendoim e a castanha de caju) e molhos leves à base de iogurte natural. Finalize com um punhado de queijo parmesão ralado e azeite de oliva e pronto: uma salada muito deliciosa.

5. Opte pelo arroz integral

Parece ser uma dica boba, mas faz diferença. Neste caso, o foco não é tanto nas calorias, pois o arroz integral não é muito menos calórico que o branco, mas sim na quantidade de fibras e nutrientes oferecidos. Além de ter um valor biológico mais alto, o arroz integral é digerido mais lentamente, o que evita picos de insulina no sangue.

6. Invista em bebidas não alcoólicas

Os espumantes são a atração da ceia de natal, mas oferecer bebidas não alcoólicas é uma boa opção para os que buscam evitar os impactos da bebida alcoólica na dieta, que não são nada favoráveis. Como alternativa, invista em “bebes” mais naturais, como suco de frutas, água saborizada, entre outros.

7. Ofereça doces saudáveis

A rabanada e o panetone são tradicionais nessa época do ano, porém são hipercalóricos. Caso não seja possível retirá-los do cardápio, opte por preparar a rabanada no forno e oferecer o panetone de frutas secas, em vez dos trufados. Essas simples trocas já representam uma grande redução calórica.

Além disso, prepare uma salada de frutas — é uma alternativa saudável, cheia de vitaminas e minerais e muito saborosa para fechar a ocasião.

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