4 mitos esclarecidos sobre dietas para emagrecer

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso ou obesidade. Essa situação é alarmante, pois, a má alimentação e o sobrepeso são alguns dos fatores mais associados às doenças cardiovasculares, como afirma o estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo — USP.

Em busca de um cuidado maior com a saúde e a estética, o emagrecimento se tornou o objetivo de grande parte da população. Porém, alguns mitos precisam ser quebrados para que a perda de peso ocorra de maneira mais saudável e efetiva. Confira o texto que preparamos para você com alguns dos mitos sobre dietas:

1. Pular algumas refeições ajuda a emagrecer

Ficar longos períodos sem comer para perder peso, deixando de fazer algumas refeições importantes, pode ser considerado um dos maiores mitos sobre dietas.

Este é um pensamento muito popular, pois, acredita-se que quanto menos calorias forem ingeridas, mais peso será perdido.

O que ocorre, na verdade, é um maior acúmulo de gordura após longos períodos em jejum, já que o corpo entende a falta de alimento como um alerta para estocar energia e garantir a sobrevivência em épocas de fome.

2. Eliminar carboidratos é um dos grandes mitos sobre dietas

Como esses alimentos costumam ser uma importante fonte de calorias, muitos acreditam que eles devem ser evitados e que fazem mal ao organismo.

Além de ser um mito, esse pensamento também pode ser muito perigoso para a saúde, afinal, os carboidratos são uma das maiores fontes de energia para o cérebro. Por isso, permanecer por longos períodos de tempo sem consumir esses alimentos pode provocar dores de cabeça e tonturas, além de hipoglicemia e danos ao sistema nervoso central.

O ideal em dietas para emagrecer é consumir carboidratos complexos, como aqueles encontrados nos alimentos integrais, para que sua absorção seja mais lenta e promova mais saciedade.

3. Beber muita água facilita o emagrecimento

Aumentar a ingestão diária de água costuma estar entre as melhores recomendações para quem deseja seguir um estilo de vida mais saudável. O grande erro está em considerar que o consumo desse líquido ajuda no processo de emagrecimento.

A água é uma substância neutra para o organismo, não sendo capaz de intensificar a perda de peso e, tampouco, agir de forma contrária.

O melhor a se fazer para potencializar o emagrecimento é substituir as bebidas que contenham açúcar por água, evitando a ingestão de calorias em excesso. Lembre-se que beber qualquer líquido durante as refeições atrapalha o processo de digestão.

4. Comer frutas auxilia no aumento do peso

Esse mito vem da ideia de que a frutose, um carboidrato presente nas frutas, prejudica a dieta e deve ser evitada. Para desfazer essa crença, é importante ressaltar que existem estratégias nutricionais de combinações alimentares que são capazes de reduzir a velocidade da absorção deste carboidrato. 

Além de serem uma importante fonte de energia, as frutas são ricas em vitaminas e minerais essenciais para a manutenção adequada das funções corporais.

Por esses motivos, é recomendado o consumo de porções diárias de frutas, mesmo em casos de dietas para emagrecer.

Os grandes mitos sobre dietas precisam ser desfeitos para que a população possa cuidar melhor da saúde e alcançar a perda de peso de forma segura. Se você gostou dessas dicas, compartilhe esse texto em suas redes sociais e ajude a espalhar essas informações!

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