4 alimentos indispensáveis para a sua dieta

Para que uma alimentação seja saudável, é preciso consumir uma grande variedade de nutrientes. Cada alimento tem sua importância dentro da dieta, porém alguns deles são alimentos indispensáveis para a saúde.

Mesmo quando queremos emagrecer e adotamos alguma dieta mais restritiva, há certos componentes que não podem ser excluídos do cardápio  ou, se excluirmos, devemos saber repor de forma adequada —, para que nosso organismo não fique com deficiência de nutrientes.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e veja 4 alimentos indispensáveis para a sua dieta.

1. Oleaginosas 

Esse tipo de alimento, que é rico em proteína, fósforo, potássio e gorduras boas, deve estar presente em qualquer dieta. Seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde, como controle da glicemia, da insulina e do colesterol. Além disso, por produzir maior sensação de saciedade, ajuda no processo de emagrecimento. 

Possuem, ainda, selênio, vitamina E e zinco, nutrientes com ação antioxidante que combatem os radicais livres, prevenindo o organismo de algumas doenças e do envelhecimento precoce.

Alguns exemplos de oleaginosas para você incluir no seu dia a dia são castanha-do-pará, castanha-de-caju, noz, amêndoa e amendoim.

2. Proteínas magras 

São importantes fontes de ferro, vitamina B12 e aminoácidos essenciais. Sendo assim, contribuem para a manutenção de nossa musculatura, saúde neurológica  e vitalidade.

As proteínas de origem animal como carnes vermelhas magras, peixes e frangos apresentam uma maior quantidade destes nutrientes quando comparadas as de origem vegetal. É importante estar atendo ao modo de preparo destes alimentos para que não se tornem gordurosos.

Cogumelos frescos, quinua, soja, e as leguminosas são bons exemplos de proteínas vegetais e, devem estar diariamente presente nas refeições principalmente de quem opta por remover a proteína animal do cardápio.

3. Folhas Verdes

Ótimas fontes de vitaminas, fibras e minerais, as folhas colaboram para que a saúde esteja em dia. Possuem, por exemplo, ácido fólico, que é importante para o sistema nervoso central e para prevenir alguns tipos de anemia.

Outro componente presente nesse tipo de alimento é o cálcio, que, além de também contribuir para o bom funcionamento do sistema nervoso, tem papel fundamental na saúde óssea e dental.

Por possuírem poucas calorias, ajudarem na digestão e garantirem elementos essenciais para o organismo, as folhas são excelentes para quem precisa emagrecer.

4. Alimentos integrais

Os carboidratos são boas fontes de energia, no entanto, seu consumo deve ser de forma correta, preferindo as versões integrais, substituindo o arroz, a farinha, os biscoitos e pães.

Esses alimentos não devem ser retirados da alimentação, pois são ricos em fibras, o que prolonga a saciedade e, consequentemente, colabora para o emagrecimento e bom funcionamento intestinal. Além disso, o açúcar presente no alimento é liberado para a corrente sanguínea aos poucos, o que faz que haja controle da glicose no sangue.

O que achou das nossas dicas? Lembre-se que você deve passar por consulta com o nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de dieta!

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